03/01/2022 às 11h06min - Atualizada em 03/01/2022 às 11h06min

Tábua de frios em Blumenau, Timbó, Joinville e Balneário Camboriú.

Truques para descomplicar a hora de fazer um bom happy hour, sem gastar muito.

- Papo Sabor
Destemperados - Antonella Nery
Foto: divulgação


Não sei se é impressão, mas parece que as famosas tábuas de frios e aperitivos estão cada vez mais em alta pelas redes sociais. Prática e fácil de montar, atende a diversos gostos e serve tanto de aperitivo, quanto para acompanhar um bom vinho. É uma opção infalível para fazer o happy hour em casa. É perfeito para manter todo mundo ao redor da mesa colocando a conversa em dia.

Entre os elementos é legal ter variedade: salgados, doces, agridoces, crocantes, frescos, firmes, macios e por aí vai.  Portanto, te ajudamos a escolher os itens básicos para uma tábua irresistível.

Foto:divulgação


Queijos
Todos sabemos que os queijos são a base de uma boa tábua. Com dois tipos diferentes já fica excelente, variando entre um duro e um macio: parmesão e brie. O primeiro é um dos queijos mais famosos da Itália, que ganhou nosso coração. Tradicionalmente utilizado para acompanhar pratos de massa, tem sabor intenso e massa bem maturada, excelente para ser saboreado em generosas lascas e junto de outros elementos. Já o brie, é um dos queridinhos por sua textura cremosa irresistível. Vai muito bem com fatias de pão, damascos secos e geleias.
 
Frios
Os embutidos frios, ao lado dos queijos, também são os protagonistas das tábuas. Com apenas dois tipos incorporamos sabores bem salgadinhos aos antepastos: presunto cru e salame italiano. O primeiro é uma opção de peça fria mais nobre, que casa perfeitamente com os queijos e sobre as fatias de pão. Já o salaminho é super tradicional e quase indispensável, já que agrada quase todo mundo.
 
Pastas, patês e geleias
Os elementos em forma de pasta são perfeitos para passar no pão e combinar com os outros ingredientes! Amamos caponatas de berinjela e de tomate seco, patês de pato ou frango, e pasta de gorgonzola. Geleias de frutas também são excelentes!

Alimentos em conserva
Os produtos em conserva, além de serem práticos para ter em casa e guardar na geladeira, são ótimos como aperitivos, daqueles para ir beliscando sem se preocupar. Gostamos de azeitona, palmito e pepino.

Frutas
As frutas vem para a tábua com a ideia de atuarem como a parte doce dos alimentos. São o contraste do resto dos elementos, ideais para quebrar o salgado. Gostamos de tomate-cereja (é fruta, sim, viu?), morangos e uvas.
 
Pães e biscoitos
Os pães são normalmente os primeiros elementos a acabar. Vai passando uma fatia numa pastinha, combinando com os queijos, regando de azeite de oliva... Para isso, é legal ter ao menos um pão italiano e alguns biscoitinhos. Também dá para preparar torradinhas (ou comprar prontas mesmo) e oferecer biscoitos mais leves, como de arroz ou de sementes.
 
Oleaginosas e frutas secas
São ótimas opções complementares à tábua, já que harmonizam bem com todos os outros itens. Além disso, ajudam a limpar o paladar entre um queijo e outro, melhorando toda a experiência. Amendoim, castanha de caju e uva-passa dão conta do recado!
 
Azeite de oliva e manteiga
Sem mais delongas, apenas não poderíamos falar de tábua sem eles. Os complementes favoritos de todos os tempos para o pão.
 
Modo de preparo:
É só organizar do jeito que preferir, combinando alguns elementos direto sobre a tábua e outros em potinhos. O colorido de cada item já vai dar a beleza da apresentação! 
Dica para acertar na quantidade: cada pessoa consome, em média, 150 gramas. Agora é só colocar um som para tocar, abrir o vinho favorito e está feita a noite.
 
ONDE COMPRAR:
A maioria dos produtos pode ser encontrada em diferentes marcas nos supermercados. Mas para produtos diferenciados (e com preços um pouco mais salgados também), procure alguma banca especializada em fiambres e queijos.

PAPO INDICA:

Blumenau: 
@saporiinbox 
@portuspadariaartesanal
@casadavovoquitutes
@emporiofrozenbnu

Timbó: 
@emporio.140
@panificadoraripao
@querokitutte

Joenville:
@trtabuasdefrios
@dilettofrios
@tozzofriosbtl
@dmatildesemporio


Balneário Camboriú
@opadeiro
@sanmiguelfiambreria
@armazembedin

@casadaazeitonabc


Se você gostou das dicas, compartilhe com quem ama um happy hour acompanhado destas delícias.









 








 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://paposabor.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp